Pular para o conteúdo principal

Intolerância à Lactose e agora?

Descobri a pouco mais de um mês que desenvolvi Intolerância à lactose - IL. Algo que já estava convivendo a tempos, mas que sequer desconfiava estar acontecendo comigo, pois os sintomas se confundiam com outras coisas como: má digestão, gastrite ou até mesmo intoxicação alimentar.

Ao visitar meu gastro fizemos uma série de exames de rotina, entre eles o Teste de Tolerância a Lactose, que confirmou o diagnóstico.


Não pretendo ser uma neurótica que só vai falar sobre a IL, ou que viverá só pra isso. E muito menos pretendo seguir qualquer dieta da moda.

Como estou reaprendendo a me alimentar e conhecendo um universo totalmente novo: o das Alergias e Intolerâncias alimentares. Quero deixar aqui no blog um espaço para esse assunto, postarei mais receitas sem laticínios (ainda poderão aparecer receitas que contenham leite e seus derivados, considerando que não cozinho só pra mim). Mas também quero dividir minha nova rotina, as descobertas que tenho feito, os novos sabores que estou conhecendo e receitas novas que forem surgindo.

O que é Intolerância à lactose - IL?
É uma dificuldade parcial ou total do organismo de digerir/absorver o açúcar do leite (a lactose), pela falta ou ausência da enzima lactase. 

Desta forma a lactose não é transformada em outros tipos de açucares (processo que ocorre durante a digestão) e vai direto para o intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo. Chegando lá, ela é fermentada por bactérias resultando nos típicos sintomas da IL: cólicas, gases, dor de cabeça, náusea, distensão abdominal, diarreia ou constipação. 



Qual a diferença entre Alergia e Intolerância?
Alergia é uma reação do sistema de defesa do organismo às proteínas, proteínas dos alimentos, de ácaros, de pelo de animais, etc. Portanto, a Alergia à proteína do leite de vaca - APLV é uma reação (do sistema imunológico) às proteínas do leite (ex: caseína, alfa-lactoalbumina, beta-lactoglobulina).
Enquanto que a Intolerância é a dificuldade do organismo em digerir à lactose, ou seja, açúcar do leite, devido à diminuição ou da ausência de lactase, enzima que a digere.


Se em tudo vai leite, vou comer o quê?
A maioria dos alimentos industrializados contém leite ou derivados, se não, eles têm pelo menos traços de lactose (quando usam os mesmo equipamentos para processar alimentos com e sem lactose, por exemplo). Para algumas pessoas a menor quantidade possível de leite ainda pode causar muitos desconfortos.

Por isso é importante estar sempre atento aos rótulos do que for comprar e seguir as recomendações do seu médico e nutricionista. E o mais importante de tudo, procurar ter uma alimentação o mais natural possível (tenho buscado refúgio e inspiração na culinária vegana).

Há também a preocupação da falta de cálcio. Culturalmente associamos o leite ao cálcio, mas ele pode ser encontrado em mais grupos de alimentos como:
  • Abobrinha, Agrião, Alfafa, Beterraba, Brócolis, Couve, Espinafre, Quiabo, Rabanete
  • Amêndoas, Feijão branco, Gema de ovo, Sementes de girassol, Tofu
  • Anchovas, Badejo, Corvina, Marisco, Merluza, Salmão, Sardinha
Pra não ficar se entupindo de Lactosil o melhor é reaprender a se alimentar, ler os rótulos e dar espaço para muitos alimentos que ignorávamos ou torcíamos o nariz pra eles. Fazer um acompanhamento nutricional personalizado, e, principalmente, conhecer os limites do nosso organismo.
Fontes:
www.alergiaaoleitedevaca.com.br
www.semlactose.com
www.lactosenao.com

Comentários

  1. oi, convivi com isso minha vida inteira, fui criada com leite de cabra, e ainda tenho um probleminha com calcio.... em quase todas as receitas consigo substituir o leite por agua e nem todos os produtos zero lactose consigo consumir alguns ainda me fazem mal... vou adorar ver tuas receitas...bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carina, também tenho reação com alguns produtos, por menor que seja a quantia de lactose em cada porção (mesmo quando tem apenas traços).
      Mas vamos conhecer novas receitas e substituições!!
      Bjos

      Excluir
  2. Adorei seu cantinho estou seguindo pra ficar por dentro das novidades
    Dps da uma passadinha no meu, sou nova aqui :D

    http://segredosnaosecreto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens populares

Como fazer Lençol com Elástico - PAP #1

Hoje quero dividir com vocês um PAP de Lençol com Elástico. Já fazem alguns anos que apendi e acreditem, é bem mais fácil do que parece. Sem dúvidas comprar um jogo de lençol pronto  compensa muito mais, considerando os valores do metro dos tecidos de qualidade. Mas como aprender a fazer e poder usar algo que nós mesmos fazemos  é sempre bacana, além é claro de ser exclusivo, fica a dica de hoje. PAP Lençol com Elástico Atualizando: também fiz um vídeo com o passo a passo.   A primeira coisa a ser feita é tirar as medidas do colchão conforme na figura abaixo: ATENÇÃO: A quantidade de material irá variar conforme for o tamanho do seu colchão. Após cortar o tecido com as medidas certas, junte suas quatro pontas Dobre essas pontas ao meio formando um triângulo Feito o triângulo, agora você deverá medir a profundidade do colchão somada a sobra indicada na primeira ilustração (no exemplo é de 20cm + 15cm = 35cm ou se achar muito deixar no mínimo 27cm).

Como converter medidas para receitas

Uma tabela para facilitar a conversão de medidas quando formos cozinhar. Veja também: Como criar uma rotina Compras de Fim de Ano, o que fazer para ter mesmo Boas Festas? Vamos desentulhar Costumes que facilitam a rotina diáriia Planejando Compras - Supermercado Como planejar a limpeza da casa

Lojas de Tecidos e Armarinhos

Iniciei um mapeamento com algumas das lojas de tecidos e armarinhos de Curitiba que conheço e recomendo. A maioria estão localizadas no centro da cidade. Destaquei também o bairro Boqueirão, onde está localizada a Rua Dr. Bley Zornig, que reúne uma grande variedade de lojas do ramo. Se tiverem outras sugestões adicione nos comentários desta postagem. Visualizar Lojas de Tecidos e Armarinhos em um mapa maior Armarinhos Armarinho Switta Loja  Rua da Cidadania Matriz, pela entrada da Rua Desembargador Westphalen. E também na Rua Emiliano Perneta, 157  Centro - Curitiba Fone: (41) 3224-1098  www.switta.com.br/ Loja muito completa, armarinhos e tecidos para patchwork. Armarinhos Jade Rua Voluntários da Pátria, 39  Centro – Curitiba Tel. (41) 3223-9733 www.armarinhosjade.com.br/ Armarinho Bordando Sonhos Mercado Municipal de Curitiba Box 303/305 Tel.: 41 3262.3311 www.bordandosonhos.com.br/ Armarinhos Nodari R. José Loureiro, 329

PAP - Busto para Costura

  Meninas encontrei   AQUI , um passo a passo super bacana para fazer um busto/manequim de costura, com as medidas personalizadas. Além de ser uma ideia para quem esta começando a costurar e, ainda não está seguro para investir em um busto para moulage. Daqui: DIY - Busto para Costura Materiais: Fibra Siliconizada para enchimento Tesoura Caneta para marcações Suporte de metal (neste caso usaram suporte/pedestal de microfone) 2 a 3 rolos de fita adesiva de tecido 1 pedaço de Papel Paraná, Papel Cartão ou Papelão, para a extremidade inferior 1 camiseta de gola alta ou vestido (se for preciso faça alguns ajustes, principalmente na cintura, para ficar bem junto no corpo) Filme plástico PVC para o pescoço (se a camiseta ou vestido não forem de gola alta) Fonte: Burda Style Mais uma opção, é o do Tofu Studio , com acabamento impecável. Daqui Achei também um vídeo...  DIY Duct Tape Dress Form from Siti Stereo on Vimeo .

Como fazer capa multiuso: da batedeira até máquina de costura - PAP #4

Como fazer uma capa para proteger seus eletroportáteis, batedeira, liquidificador, cafeteira ou mesmo sua máquina de costura. Materiais: Tecido de algodão (tricoline) Nylon acoplado Viés Linha e tesoura Veja também: Materiais para costura: iniciantes Mapeamento que fiz de  Lojas de Tecidos e Armarinhos   em Curitiba. Como fazer  lençol com elástico . Como fazer  capa para tábua de passar roupa Como fazer  porta travessa (Casserole Carrier) Como  encapar caderno ou agenda com tecido Como fazer  Ecobag personalizada Como fazer   Avental Retrô - Vintage

Abacate congelado

Olá meninas Gosto muito de abacate, mas se tem algo que não acerto comprar é esse trem. Sempre tá "verde" ou muito cheio de "fiapos" (quase brotando) ou escuro, haja paciência! Quando consigo encontrar o dito cujo em bom estado sempre compro uns dois a mais e congelo para ir usando no decorrer do mês, seja para vitamina ou mesmo guacamole. Quando quer dar um tempo em queijo ou geleias, é uma ótima opção para passar no pão, rechear o sanduíche natural (Amooo!).  Congelando Abacate Amasse bem o abacate com um garfo, adicione gotas de limão e arrume em copinhos de cafezinho ou forma de gelo. Particularmente eu prefiro os copinhos pois uma unidade dá a medida exata para um copo de vitamina.

Feliz Dia do Amigo

Para as mais chegadas e para as novas, todas a seguidoras um Feliz Dia do Amigo!!!